Fratura da Cabeça do Rádio

Fraturas:

Fratura da Cabeça do Rádio


A cabeça do rádio situa-se na extremidade superior do rádio (osso do antebraço) e é um dos ossos que formam o cotovelo. Tem papel importante no movimento de rotação do antebraço (prono-supinação) e na estabilidade do cotovelo.


A fratura da cabeça do rádio é a fratura mais frequente do cotovelo no adulto. O mecanismo de trauma mais comum é a queda com a mão espalmada e o cotovelo estendido. Geralmente, ocorre por quedas da própria altura, traumas esportivos e acidentes de bicicleta.


O paciente que apresenta dor no cotovelo após queda com a mão apoiada deve ser investigado quanto à presença de fratura da cabeça do rádio. A dor costuma aparecer no movimento de extensão completa do cotovelo e no movimento de rotação do antebraço. Também pode existir inchaço no cotovelo. Radiografias devem ser realizadas, mas ressonância pode ser necessária em casos suspeitos de fratura oculta.


Fraturas da cabeça do rádio com pequeno desvio representam grande parte dos casos e são tratadas de forma não-cirúrgica. O tratamento é realizado com tipóia por curto período, enquanto existe melhora da dor e do edema. Imobilização com gesso é utilizada de forma excepcional por poucos dias, quando existem lesões associadas. Fraturas com desvios importantes ou associadas a lesões ligamentares são tratadas de forma cirúrgica.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!

Conheça o Profissional

Fernando Brandão de Andrade e Silva

CRM-SP: 112045

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
  • Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
  • ​Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
  • ​Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
  • ​Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
  • ​Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.
SAIBA MAIS
Share by: