ÁREA DE ATUAÇÃO

Lesões do Ombro

O ombro é a articulação com maior mobilidade do corpo humano e, por isso,  apresenta  grande dependência dos músculos e tendões para seu funcionamento adequado. Esta particularidade o torna mais suscetível a lesões tendíneas e instabilidade do que outras articulações, sendo fonte frequente de dor e limitação funcional. 


Agende uma Consulta

Saiba mais

Dúvidas Frequentes

  • Existe alguma medicação ou infiltração que promove a regeneração ou cicatrização dos tendões do ombro?

    No momento, não existe comprovação de substâncias que cicatrizem tendões. Diversas modalidades têm sido estudadas, como o "plasma rico em plaquetas" (PRP), as células tronco (células mesenquimais) e a infiltração com ácido hialurônico. Os resultados ainda são controversos.

  • Como é o pós-operatório da cirurgia de artroscopia do ombro?

    A artroscopia é a cirurgia realizada por vídeo, de forma menos invasiva que a cirurgia aberta. Diferentes patologias podem ser tratadas por artroscopia. A reabilitação pós-operatória depende da patologia e do tipo de procedimento realizado. Cirurgias para descompressão de estruturas ou retirada de corpos livres permitem recuperação rápida, com período curto de imobilização (até 2 semanas). Já as cirurgias de reparo dos tendões do manguito rotador ou dos ligamentos do ombro exigem um tempo maior de recuperação, em torno de 01 mês de imobilização e reabilitação com fisioterapia por volta de 03 meses.

  • O ombro com instabilidade, que sai do lugar com frequência, tem mais chance de desenvolver artrose no futuro?

    Sim, qualquer lesão articular ou instabilidade aumenta a chance do desenvolvimento de lesões degenerativas no futuro (1). Ainda assim, o risco de lesão avançada com perda de mobilidade não é significativo. Pacientes com múltiplos episódios de luxação, por períodos prolongados, têm mais chance de desenvolver osteoartrose do que aqueles com episódios isolados tratados no início do quadro.

  1. Ogawa K, Yoshida A, Ikegami H. Osteoarthritis in shoulders with traumatic anterior instability: preoperative survey using radiography and computed tomography. J Shoulder Elbow Surg. 2006 Jan;15(1):23–9.

Conheça o Profissional

Fernando Brandão de Andrade e Silva

CRM-SP: 112045

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
  • Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
  • ​Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
  • ​Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
  • ​Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
  • ​Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.
SAIBA MAIS
Share by: