
Lesões do Ombro:
Tendinite Calcária do Ombro
A tendinite calcária é um tipo de tendinopatia do ombro na qual ocorre calcificação nos tendões do manguito rotador. Formam-se depósitos de calcificação no interior dos tendões ou ao seu redor. Sua causa não é totalmente conhecida e não está relacionada a outros tipos de calcificação no corpo.
A doença ocorre em duas fases com quadros clínicos distintos:
- Fase formativa: período de formação da calcificação; existe dor leve ou incômodo relacionado ao movimento, semelhantes a uma tendinite comum; os movimentos não estão limitados; pode não causar sintomas.
- Fase de reabsorção: o conteúdo calcificado é extravasado do tendão, causando reação inflamatória intensa; quadro de dor aguda no ombro, levando o paciente a procurar atendimento de emergência, podendo ser necessário uso de analgésicos endovenosos.
O diagnóstico da tendinite calcária é realizado na avaliação clínica e confirmado em exames de radiografia e ressonância magnética. O tratamento é realizado com infiltrações na fase inflamatória, fisioterapia para melhorar a resistência do manguito rotador em calcificações pequenas, até a realização de punções ou cirurgia de artroscopia para remoção de depósitos grandes de calcificação.
Fale Comigo
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Conheça o Profissional
Fernando Brandão de Andrade e Silva
CRM-SP: 112045
- Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
- Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
- Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
- Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
- Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
- Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.