
Lesões do Ombro:
Osteoartrose do Ombro
Osteoartrose é a degeneração da cartilagem de deslizamento articular (cartilagem hialina). Pode se desenvolver por causas genéticas (primárias), por sequelas de traumatismos ou como consequência de doenças reumatológicas. A osteoartrose do ombro é menos comum que a de outras articulações, como joelho e quadril.
O principal sintoma é a dor, que costuma progredir de forma lenta. Com a progressão da doença, ocorre limitação dos movimentos, causada pela perda da cartilagem e diminuição do espaço articular. O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica e confirmado com exames de radiografia e ressonância magnética.
O tratamento da osteoartrose do ombro depende dos seguintes fatores:
- Nível de dor e limitação;
- Idade do paciente;
- Gravidade da osteoartrose;
- Causas e doenças associadas;
Na presença de dor tolerável e funcionalidade preservada, é indicado o tratamento não-cirúrgico, com fisioterapia para manutenção da mobilidade e ativação muscular. Nos pacientes com piora progressiva da dor ou com deformidade óssea avançada, é indicado tratamento cirúrgico com artroplastia do ombro (prótese). Nesta cirurgia, as superfícies ósseas são substituídas por componentes metálicos, levando a melhora da dor e mobilidade.
Fale Comigo
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Conheça o Profissional
Fernando Brandão de Andrade e Silva
CRM-SP: 112045
- Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
- Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
- Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
- Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
- Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
- Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.