
Lesões do Ombro:
Luxação do Ombro
(Instabilidade Glenoumeral)
O ombro é a articulação com maior mobilidade do corpo humano e com maior risco de instabilidade ou luxação (deslocamento). A luxação do ombro pode ocorrer de forma traumática ou de forma espontânea em movimentos leves, secundária a hiperfrouxidão ligamentar.
A luxação pode se tornar recorrente, ou recidivante, causando limitação para a prática de esportes e atividades de vida diária. Alguns fatores indicam maior risco de instabilidade recidivante:
- Primeira luxação em idades precoces (< 20 anos de idade);
- Participação em esportes de contato, como futebol, handebol e artes marciais;
- Presença de frouxidão ligamentar;
- Presença de lesões ósseas no úmero ou na glenóide.
O paciente com ombro deslocado apresenta dor aguda e intensa, com perda da aparência normal da articulação. Quando o ombro é reduzido ("colocado no lugar"), existe alívio imediato da dor. Pacientes com hiperfrouxidão ligamentar podem deslocar o ombro voluntariamente, sem a presença de dor.
O tratamento da instabilidade do ombro depende do número de episódios de luxação, idade, tempo de evolução e nível de atividade física. O primeiro episódio geralmente é tratado de forma não-cirúrgica, com uso de tipoia por até 2 semanas. Na luxação recidivante, o tratamento cirúrgico é mais efetivo para a correção da instabilidade.
Fale Comigo
Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!
Conheça o Profissional
Fernando Brandão de Andrade e Silva
CRM-SP: 112045
- Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
- Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
- Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
- Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
- Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
- Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.