Osteocondrite do Cotovelo

Lesões do Cotovelo:

Osteocondrite do Cotovelo


A osteocondrite é o descolamento de um fragmento de cartilagem de uma articulação, que acomete principalmente o cotovelo, o joelho e o tornozelo. Ocorre mais em adolescentes e jovens praticantes de esportes de alto rendimento, podendo também ser causada de forma traumática.


Na osteocondrite, o osso que dá suporte à cartilagem sofre microtraumatismos de repetição, causando dano à vascularização e à área de sustentação do tecido cartilaginoso. A lesão ocorre em diferentes estágios, podendo existir desde pequenas fissuras na cartilagem, rupturas parciais sem descolamento, até rupturas completas com falha na área de deslizamento e desprendimento de fragmentos, gerando atrito durante a movimentação ("osteocondrite dissecante").


A dor é o sintoma mais comum, geralmente durante a prática esportiva, ou após os esforços, quando a musculatura está menos ativa. Costuma existir dor em posições específicas do cotovelo, e não em todas as atividades. Pode existir aumento de volume e inchaço do cotovelo. Nas lesões mais avançadas, existe bloqueio do movimento e perda de performance esportiva. 


O tratamento depende do estágio da lesão. Fissuras parciais ou sem descolamento de fragmentos são tratadas de forma não-cirúrgica, com reabilitação, correção biomecânica e adequação dos treinos, com o objetivo de estabilização da lesão. Lesões extensas com descolamento de fragmentos ("corpos livres articulares") são tratadas com cirurgia para retirada dos fragmentos e regularização dos defeitos da cartilagem.

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito destas patologias? Vamos conversar!

Conheça o Profissional

Fernando Brandão de Andrade e Silva

CRM-SP: 112045

  • Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (IOT-HCFMUSP).
  • Doutorado em Ortopedia pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP (DOT-FMUSP).
  • ​Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
  • ​Título de especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).
  • ​Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital da Clínicas da USP. Atuação na área de ensino e pesquisa.
  • ​Dr Fernando atua no tratamento das lesões do ombro e cotovelo, há mais de 15 anos, e desenvolve pesquisas na área, no Departamento de Ortopedia da USP.
SAIBA MAIS
Share by: