O músculo bíceps é originado por dois tendões que se inserem no ombro e recebem o nome de cabeça longa e cabeça curta. A cabeça longa do bíceps origina-se no interior da articulação e é causa frequente de dor no ombro, enquanto a cabeça curta origina-se fora da articulação e é pouco suscetível a lesões.
As lesões da cabeça longa do bíceps (CLB) são responsáveis por até 20% das dores no ombro e estão frequentemente relacionadas a outras lesões, principalmente a lesão do manguito rotador.
Qual a função da cabeça longa do bíceps?
Sua função na biomecânica do ombro é controversa. Seu principal papel CLB parece estar relacionado à estabilização do ombro em posições específicas de abdução e rotação externa (posição de armar um arremesso).
A CLB não tem papel importante na geração de força. Paciente com rupturas completas isoladas da CLB não apresentam limitação de força significativa do ombro e do cotovelo.
O músculo bíceps na região do braço tem a função de realizar a flexão do cotovelo e supinação do antebraço (movimento de rotação), mas a CLB isoladamente contribui pouco para a geração de força, sendo mais dependente da cabeça curta do bíceps.
Quais as causas das inflamações e lesões do bíceps?
A principais causas são esforços repetitivos com movimentos acima da cabeça, especialmente em posições de abertura e posteriorização do braço, como por exemplo na preparação do arremesso uma bola.
Traumas torcionais em posições de abertura lateral do ombro também podem causar a tendinite do bíceps. Exercícios como supino reto com afastamento excessivo entre as mãos e exercícios para costas (ex: barra fixa) com pegada aberta atrás do pescoço também são relacionados a lesões do bíceps.

Alterações estruturais do tendão
A inflamação do tendão (tendinite ou tenossinovite) causa dor mais aguda e mais bem localizada na região anterior do ombro. Quando o quadro persiste, pode ocorrer fissuras no interior do tendão, aderências e espessamento, alteração que chamamos de tendinopatia ou tendinose.
Em alguns casos, o tendão pode se romper completamente, resultando em uma deformidade chamada sinal do "Popye", devido a um aumento do volume na parte inferior do braço, o que remete ao personagem Popye do desenho animado.
Exercícios mais relacionados a lesão da CLB:
Supino - fase da descida (fase excêntrica)
Levantamento de peso - comum no crossfit (clean and jerk; overhead squat)
Natação - fase da puxada sobrecarrega tendão subescapular e CLB