Tendinite do bíceps no ombro


O músculo bíceps é originado por dois tendões que se inserem no ombro e recebem o nome de cabeça longa e cabeça curta. A cabeça longa do bíceps origina-se no interior da articulação e é causa frequente de dor no ombro, enquanto a cabeça curta origina-se fora da articulação e é pouco suscetível a lesões.


As lesões da cabeça longa do bíceps (CLB) são responsáveis por até 20% das dores no ombro e estão frequentemente relacionadas a outras lesões, principalmente a lesão do manguito rotador.



Qual a função da cabeça longa do bíceps?


Sua função na biomecânica do ombro é controversa. Seu principal papel CLB parece estar relacionado à estabilização do ombro em posições específicas de abdução e rotação externa (posição de armar um arremesso).


A CLB não tem papel importante na geração de força. Paciente com rupturas completas isoladas da CLB não apresentam limitação de força significativa do ombro e do cotovelo.

O músculo bíceps na região do braço tem a função de realizar a flexão do cotovelo e supinação do antebraço (movimento de rotação), mas a CLB isoladamente contribui pouco para a geração de força, sendo mais dependente da cabeça curta do bíceps.



Quais as causas das inflamações e lesões do bíceps?


A principais causas são esforços repetitivos com movimentos acima da cabeça, especialmente em posições de abertura e posteriorização do braço, como por exemplo na preparação do arremesso uma bola.


Traumas torcionais em posições de abertura lateral do ombro também podem causar a tendinite do bíceps. Exercícios como supino reto com afastamento excessivo entre as mãos e exercícios para costas (ex: barra fixa) com pegada aberta atrás do pescoço também são relacionados a lesões do bíceps.




Alterações estruturais do tendão


A inflamação do tendão (tendinite ou tenossinovite) causa dor mais aguda e mais bem localizada na região anterior do ombro. Quando o quadro persiste, pode ocorrer fissuras no interior do tendão, aderências e espessamento, alteração que chamamos de tendinopatia ou tendinose.


Em alguns casos, o tendão pode se romper completamente, resultando em uma deformidade chamada sinal do "Popye", devido a um aumento do volume na parte inferior do braço, o que remete ao personagem Popye do desenho animado.



Exercícios mais relacionados a lesão da CLB:


  • Supino - fase da descida (fase excêntrica)

  • Levantamento de peso - comum no crossfit (clean and jerk; overhead squat)

  • Natação - fase da puxada sobrecarrega tendão subescapular e CLB


  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram
logo oficial letra branca.png

CONTATO:

WhatsApp: 011 99778-6600

CARE CLUB - IBIRAPUERA

Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4615

Jardim Paulista, São Paulo - SP

Tel: 011 3050-5570

IOT - HCFMUSP

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333, 1o andar

Cerqueira César, São Paulo - SP

Tel: 011 3145-4050

©2019 Dr Fernando Brandão.

Todos os direitos reservados.