• Fernando Brandão

Artroscopia do Ombro

Atualizado: 16 de Mai de 2020


A artroscopia do ombro tornou-se a principal via de cirurgia para o ombro nos últimos anos. As duas lesões mais comuns do ombro, a lesão dos tendões do manguito rotador e a instabilidade do ombro por lesão ligamentar, atualmente são tratadas com artroscopia.


A artroscopia consiste na visualização da lesão e abordagem por meio de câmera de vídeo inserida por pequenas incisões na pele, sem a necessidade de via cirúrgica ampla. O cirurgião realiza todo o procedimento com a visualização em um monitor de vídeo. A articulação é insuflada com soro fisiológico para permitir melhor visualização da lesão.São utilizados instrumentos específicos que permitem dar pontos em tendões e ligamentos, realizar raspagem de superfícies ósseas e retirada de tecidos inflamatórios.


Para a fixação dos tendões e ligamentos ao osso são utilizados pequenos parafusos denominados âncoras, que são rosqueados ao osso e possuem fios utilizados para sutura dos tendões ou ligamentos.


Visualização de lesão da cartilagem da glenóide por video-artroscopia

As principais vantagens da artroscopia são: menor agressão aos tecidos para acessar a lesão; menos dor no pós-operatório; menor cicatriz e menor risco de complicações como infecção pós-operatória.

As principais lesões do ombro tratadas por artroscopia incluem:

  • Lesão dos tendões do manguito rotador

  • Lesão do lábio da glenóide (instabilidade articular do ombro)

  • Descompressão do acrômio (raspagem do osso acrômio)

  • Lesão da origem do tendão do bíceps

  • Lesão da articulação acromioclavicular


Nem todas as cirurgias do ombro podem ser realizadas por artroscopia. Cirurgias que necessitam implantação de próteses ou placas e pinos de fixação de fraturas ainda são realizadas por via aberta.

Fernando Brandao medico ortopedista especialista em ombro e cotovelo

Autor:

Dr. Fernando Brandão de Andrade e Silva é médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, com graduação pela Faculdade de Medicina da USP, residência médica no IOT-HCFMUSP e doutorado no Departamento de Ortopedia da USP. Atua na área de assistência, ensino e pesquisa no Hospital das Clínicas da USP. Realiza atendimento em clínica particular e cirurgias nos principais hospitais de São Paulo.

Contato Whatsapp CLIQUE AQUI

logo-whatsapp-png-transparente17_editado

CLÍNICA CARECLUB

Atendimento particular

Endereço:

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4615
Jd. Paulista, São Paulo-SP

logo telefone.png

(11) 3050-5570

logo careclub medicina esportiva.png

IOT - HCFMUSP

Atendimento de convênios

Endereço:

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333, 1o andar
Cerqueira César, São Paulo-SP

Agendamento on-line: clique aqui

logo telefone.png

(11) 3145-4050

logo_iot_w214-2.png
logo medicina usp.jpg

TIRE SUAS DÚVIDAS

Envie uma mensagem com suas dúvidas. Se desejar agendar uma consulta, preencha o horário de preferência e deixe seu contato, entraremos em contato.

Obrigado! Mensagem enviada.