Artroscopia do Ombro

A artroscopia do ombro tornou-se a principal via de cirurgia para o ombro nos últimos anos. As duas lesões mais comuns do ombro, a lesão dos tendões do manguito rotador e a instabilidade do ombro por lesão ligamentar, atualmente são tratadas com artroscopia.

A artroscopia consiste na visualização da lesão e abordagem por meio de câmera de vídeo inserida por pequenas incisões na pele, sem a necessidade de via cirúrgica ampla. O cirurgião realiza todo o procedimento com a visualização em um monitor de vídeo. A articulação é insuflada com soro fisiológico para permitir melhor visualização da lesão.São utilizados instrumentos específicos que permitem dar pontos em tendões e ligamentos, realizar raspagem de superfícies ósseas e retirada de tecidos inflamatórios.

Para a fixação dos tendões e ligamentos ao osso são utilizados pequenos parafusos denominados âncoras, que são rosqueados ao osso e possuem fios utilizados para sutura dos tendões ou ligamentos.

Visualização de lesão da cartilagem da glenóide por video-artroscopia

As principais vantagens da artroscopia são: menor agressão aos tecidos para acessar a lesão; menos dor no pós-operatório; menor cicatriz e menor risco de complicações como infecção pós-operatória.

As principais lesões do ombro tratadas por artroscopia incluem:

• Lesão dos tendões do manguito rotador

• Lesão do lábio da glenóide (instabilidade articular do ombro)

• Descompressão do acrômio (raspagem do osso acrômio)

• Lesão da origem do tendão do bíceps

• Lesão da articulação acromioclavicular

Nem todas as cirurgias do ombro podem ser realizadas por artroscopia. Cirurgias que necessitam implantação de próteses ou placas e pinos de fixação de fraturas ainda são realizadas por via aberta.