• Fernando Brandão

Dor no ombro: entenda as principais causas

Atualizado: Mar 22


Anatomia do ombro


O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano, que exige ativação constante de seus músculos e tendões. Os músculos mais importantes para o funcionamento do ombro formam um conjunto chamado manguito rotador, que inclui 4 músculos: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. As estruturas ósseas que formam o ombro (úmero, escápula e clavícula) apresentam menos estabilidade do que outras articulações para permitir grande mobilidade articular, o que também causa dor em algumas circunstâncias.



Tipos de dor


A dor no ombro é um sintoma muito comum. Podemos dividir as dores do ombro em dois grupos: as dores de origem muscular, que acometem principalmente a região posterior, ao redor da escápula, principalmente o músculo trapézio; e as dores com origem na articulação, que geralmente aparecem na parte da frente do ombro e lateral do braço, desencadeadas por alterações da cartilagem, ligamentos ou tendões.


Dor no ombro causada por bursite subacromial e tendinite do manguito rotador
Local frequente de dor relacionada à bursite do ombro

Funcionamento do manguito rotador


As alterações do manguito rotador são a causa mais frequente das dores articulares do ombro. Podemos dizer que o manguito funciona como um coxim que traciona a cabeça do úmero, realizando os movimentos de elevação e rotação do ombro. Além disso, tem a função de estabilizar a cabeça do úmero para que outros músculos mais potentes, como o deltóide e o peitoral, façam sua função.



Bursite do ombro (subacromial)


Bursite é o nome que se dá à inflamação da bursa, que é uma película que recobre o manguito rotador, diminuindo o atrito sob o túnel ósseo por onde os tendões deslizam. Diferentes situações, como movimentos repetitivos de elevação do ombro, sobrecarga articular, tendinites ou rupturas do manguito causam atrito da bursa sob o túnel ósseo, levando à inflamação.



Qual a principal causa de dor: bursite ou tendinite?


A bursite costuma ser consequência das alterações do manguito e não o fator inicial do quadro de dor. As tendinites e rupturas do manguito estão relacionadas a fatores degenerativos, como uma menor vascularização do tendão, e fatores mecânicos, como o estreitamento do túnel ósseo de deslizamento do tendão. Além disso, fatores relacionados ao estilo de vida, como sobrecarga, movimentos de repetição, lesões esportivas e traumatismos, geralmente estão envolvidos.



Tratamento


O tratamento da tendinite do manguito rotador e bursite é realizado de acordo com o estágio da lesão. Em fases agudas inflamatórias, antiinflamatórios e diminuição de esforços físicos são indicados. Infiltração com anestésico e corticóide também são utilizados nos casos mais limitação. Nos pacientes com dor crônica, o tratamento é focado em reabilitação do ombro, com reforço muscular, estabilização escapular e progressão para treinamento funcional.

Fernando Brandao medico ortopedista especialista em ombro e cotovelo

Autor:

Dr. Fernando Brandão de Andrade e Silva é médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, com graduação pela Faculdade de Medicina da USP, residência médica no IOT-HCFMUSP e doutorado no Departamento de Ortopedia da USP. Atua na área de assistência, ensino e pesquisa no Hospital das Clínicas da USP. Realiza atendimento em clínica particular e cirurgias nos principais hospitais de São Paulo.

Contato Whatsapp CLIQUE AQUI

logo-whatsapp-png-transparente17_editado

CLÍNICA CARECLUB

Atendimento particular

Endereço:

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4615
Jd. Paulista, São Paulo-SP

logo telefone.png

(11) 3050-5570

logo careclub medicina esportiva.png

IOT - HCFMUSP

Atendimento de convênios

Endereço:

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333, 1o andar
Cerqueira César, São Paulo-SP

Agendamento on-line: clique aqui

logo telefone.png

(11) 3145-4050

logo_iot_w214-2.png
logo medicina usp.jpg

TIRE SUAS DÚVIDAS

Envie uma mensagem com suas dúvidas. Se desejar agendar uma consulta, preencha o horário de preferência e deixe seu contato, entraremos em contato.

Obrigado! Mensagem enviada.